O Estoicismo. Breve resumo

O estoicismo é uma filosofia essencialmente ética, orientada para a virtude, diferente do epicurismo que, é orientado para hedonismo buscando a felicidade através do prazer.

Nero-Seneca
Nero e Sêneca, liberto pelo estoicismo.

O estoicismo é uma filosofia essencialmente ética orientada para a virtude, diferente do epicurismo que é orientado para hedonismo buscando a felicidade através do prazer.  O estoicismo foi representado, a princípio, por três importantes pensadores; Zenão de Cítio (336 – 264 a.C.), Cleanto de Assos (280 – 210 a.C.) e Sêneca (4 ou 2 até 65 d. C.). Para os Estoicos, todas as coisas corpóreas são semelhantes aos seres vivos, o Sopro divino está presente em tudo, e é esse Sopro que faz com as partes que compõem um corpo se tornem independentes. Assim sendo, na visão Estoica, o Universo é uma junção de todas as coisas unidas pelo Sopro Ígneo (alma), e a razão Universal (o logos) seria a alma comum, que a tudo penetra e organiza. Assim, tanto na natureza, como na vida humana, não haveria lugar para o caos nem para a desordem, pois isso estaria contrariando o logos.

Dessa observação Estoica, surge então a física proposta por eles que trata o mundo como um ser vivo, um animal sábio e totalmente racional, e ainda, inserida ao seu corpo ciclos de surgimento e desaparecimento – ensinando ao homem que há coisas que não estão em seu domínio ou poder. Todavia, dependem de causas exteriores a ele e se encadeiam de maneira necessária e racional. Acompanhando essa premissa, nos encontramos sujeitos à predeterminação de tudo, pois somente a predeterminação pode explicar a ordem perfeita das coisas. A organização e a cosmobiologia estoica lembra o modelo aristotélico, onde a Terra estava no centro do universo e que os céus tinham os seus movimentos imutáveis, seguindo fino arranjo do cosmos. O estoicismo pondera também que, a vocação do homem era bem aproveitada quando o talento do mesmo encontrava-se com a necessidade do mundo, ou seja, o homem já estava predeterminado, o que lhe restava, consequentemente, era encontrar a necessidade do mundo para se encaixar a ela com seu talento.

A ética estoica adota o lema de “seguir a natureza”, corroborando com a visão da física. Segui-la, portanto, é o mais coerente a se fazer, pois a predeterminação considera a direção a ser seguida. Já a virtude moral é o acordo do homem com a sua intrínseca natureza, quando esse caminha no sentido correto, conforme o supramencionado, em conjunto com a prática e com a prudência, sua vida é bem empregada e aproveitada em todos os sentidos. Contudo, quando o homem contraria sua predeterminação, transtorno esse que é causado por suas paixões, que são oriundas, também de meios externos, a sua vida não será bem usufruída e, nem trará resultados positivos. Para Sêneca, o corpo humano é um mal necessário, uma prisão, uma passagem. Por conseguinte, enganam-se aqueles que vivem para o corpo e não para a alma, pois ela (a alma) é eterna, ao passo que o corpo é transitório. Não é difícil repararmos no trecho acima os detalhes plantonistas da reminiscência da alma. Visivelmente, tanto Sêneca como alguns preceitos estoicos, tem em sua natureza elementos da filosofia clássica.

Abaixo uma simples sintetização da filosofia desse grande pensador para entendermos melhor o pensamento estoico.

  • o homem é um ser corpóreo e espiritual. O corpo é uma prisão para a alma e devemos, portanto, livrarmo-nos o máximo possível da influência deste (os desejos carnais) sobre ela (a alma);

  • a razão é parte do espírito divino imerso no corpo humano;
  • para Sêneca, Júpiter é o único Deus;
  • a pessoa é o composta de corpo e alma; assim, essa palavra atinge para ele um elevado teor ético, contrariamente a toda a filosofia anterior na qual significava, meramente, aparência;
  • podem os homens diferir quanto ao corpo, podem diferir quanto à fortuna, mas somente pela razão todos os homens podem ser bons por natureza, tornando-se iguais;

► Metaética

Autor: Metaética

Filosofia Cotidiana.

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