Preços diferentes para pessoas diferentes

A discriminação de preços.

  1. As empresas querem maximizar os lucros.
  2. Em geral, elas atraem mais compradores com um preço mais baixo …
  3. então elas perdem o lucro extra que teriam com pessoas que pagariam mais devido às melhores circunstâncias financeiras / status social.
  4. Assim sendo, o segredo é achar um modo de vender o mesmo produto por preços diferentes para pessoas diferentes.

O que traz a seguinte pergunta; esse procedimento é ético?

Joan RobinsonJoan Robinson, nascida em 1903 de família inglesa rica, estudou na escola feminina de St.Paul em Londres.
Fazendo um brevíssimo resumo, Joan formou-se em economia na Universidade de Cambridge, casou-se jovem e viajou para índia onde permaneceu por dois anos. Retornou para Cambridge para lecionar. Fez parte de um grupo que se formou em torno de John Maynard Keynes, que inclui o economista Richard Kahn, com quem teve uma longa parceria intelectiva.

Joan viaja com frequência, era uma eficiente palestrante, ofício esse que fez até os seus 70 anos. Ficou muito conhecida por estudantes da América do norte e do sul, na Austrália, na África e na maioria da Europa.

Joan era uma pensadora original que não tinha receio de polêmicas. Foi considerada a melhor economista que jamais ganhou o Nobel. Faleceu aos 80 anos.

” A discriminação de preços é o ato de vender o mesmo artigo produzido sob controle único por um preço diferente a compradores diferentes.”

Segundo Joan, as vezes a discriminação de preços pode permitir que, as pessoas de diferentes status social, façam o que não poderiam fazer se não fosse essa discriminação de preços. Todavia, a maioria dos consumidores, instintivamente, pensam que essa discriminação é injusta.

Mas, será mesmo é injusta?

► Metaética

Referência bibliográfica
→ O LIVRO DA ECONOMIA  

Autor: Metaética

Filosofia Cotidiana.

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